Em alguns casos, as Amígdalas, a Adenoide ou o Tímpano, podem estar associados a questões de saúde que, eventualmente, demandarão intervenção cirúrgica.
Amígdalas
As Amígdalas são duas estruturas de tecido linfoide localizadas nas laterais da garganta, que desempenham um papel muito importante no sistema imunológico. Elas ajudam a proteger o corpo contra infecções, produzindo anticorpos.
As indicações para cirurgia de Amigdalectomia incluem:
Amigdalites de repetição: amigdalites que ocorrem sete vezes ou mais em um ano, cinco vezes ou mais em dois anos, ou três vezes ou mais em três anos.
Obstrução das vias aéreas superiores: as amígdalas grandes ou inchadas podem obstruir as vias aéreas superiores, dificultando a respiração.
Síndrome da apneia obstrutiva do sono: a apneia obstrutiva do sono é uma condição na qual a respiração é interrompida durante o sono. As Amígdalas grandes ou inchadas podem contribuir para a apneia obstrutiva do sono.
Adenoide
A Adenoide, também um tecido linfoide, é uma estrutura localizada no fundo do nariz (rinofaringe), que, também, ajuda a proteger o corpo contra infecções.
As indicações para cirurgia de Adenoidectomia incluem:
Obstrução das vias aéreas superiores: a Adenoide grande ou inchada pode obstruir as vias aéreas superiores, dificultando a respiração, causando ronco e respiração oral.
Infecções de ouvido crônicas: a Adenoide grande pode obstruir a tuba auditiva e contribuir para infecções de ouvido.
Síndrome da apneia obstrutiva do sono: a Adenoide grande ou inchada pode contribuir para a apneia obstrutiva do sono.
Tímpano
O Tímpano é uma membrana fina que separa o ouvido externo do ouvido médio, e tem a função de transmitir as ondas sonoras do ar para os ossículos (martelo, bigorna e estribo), que, por sua vez, conduzem as vibrações até a cóclea, o órgão auditivo no ouvido interno.
As indicações para cirurgia de Timpanotomia para Tubo de Ventilação, ou como é popularmente conhecida, Tubinho, incluem:
Infecções de ouvido recorrentes.
Adenoide aumentada.
Infecções recorrentes nas vias aéreas superiores (IVAS), levando líquido para o ouvido.
Otite média secretora (causa mais comum para “cirurgia de tubinho”).
Cirurgia
A cirurgia de Amígdalas, Adenoide ou Tubinho é um procedimento relativamente simples e é realizado sob anestesia geral. O procedimento cirúrgico geralmente dura cerca de 1 hora.
Após a cirurgia, o paciente pode sentir dor na garganta e dificuldade para engolir. Esses sintomas geralmente melhoram dentro de alguns dias e com a ajuda de analgésicos.
Esses são procedimentos seguros e eficazes que melhoram a qualidade de vida de pessoas que sofrem de problemas de saúde relacionados a essas estruturas.
Comments